terça-feira, 17 de abril de 2012

Falta de bateria

Quantas vezes já não nos aconteceu chegar ao carro e termos esquecido as luzes acesas, ou até mesmo, o rádio ligado?? Conclusão, bateria sem carga. O que fazer?? Como resolver este problema?!

Este post serve para ajudar todas as pessoas que sintam alguma dificuldade em resolver este pequeno entrave no nosso dia-a-dia.

Existem dois métodos para resolver este problema:
  1. Pedir uns cabos de bateria emprestados e um carro de um amigo;
  2. Tentar por o carro a trabalhar através do empurrão ou de uma descida.
Quando o carro se encontra num local em que não é facil retirá-lo de lá, como por exemplo uma garagem ou   um estacionamento de um shopping, a solução mais fácil é a nº1. Ou seja, caso não tenha uns cabos de bateria no seu carro, pedir uns cabos a alguém, bem como a sua viatura emprestada, para proceder à troca de corrente entre ambas.
Como realizar então esta tarefa?

Os cabos de bateria são vermelhos e pretos, ou seja, o preto é a massa (-) e o vermelho a corrente (+).  
Se os seus cabos forem muito finos, ou seja, que tenham sido comprados numa loja de chineses, é provável que o seu automóvel não pegue. Isto acontece devido ao facto de os cabos serem muito finos e não transmitirem corrente suficiente ao outro carro.

Vamos então especificar o procedimento mais comum:

  • Aproxime o veículo do seu amigo ao seu, de forma a que os cabos alcancem as duas baterias;
  • De seguida, com os dois carros desligados ligue o pólo negativo (cabo preto) do carro A ao carro B, e o pólo positivo (cabo vermelho) da mesma forma;
  • Ponha o carro do seu amigo a trabalhar e acelere-o até as 2000 rotações por minuto;
  • Pode colocar o seu carro a funcionar, visto que já tem corrente para isso;
  • Desligue o cabo preto do carro A e B, e só de seguida o outro cabo. Isto para não correr o risco de cruzar os cabos e ocorrer alguma faísca.
No caso de não conseguir encontrar alguma pessoa que o ajude nesta situação, contacte a sua seguradora através do numero que está na sua carta verde. Explique a sua situação, e dentro de alguns momentos irá aparecer um pronto-socorro para o ajudar a por o carro a trabalhar.

Se por ventura tiver o carro numa descida desimpedida, ou tiver alguém com vontade de empurrar siga o seguinte procedimento:

  1. Ligue a ignição do seu carro no ponto 2;
  2. Engate o seu carro na segunda velocidade da caixa de velocidades, e mantenha o pé na embraiagem;
  3. Destrave o seu automóvel;
  4. Peça aos seu amigos para o empurrarem, ou no caso de uma descida, deixe-o apanhar um pouco de balanço;
  5. Por fim, quando perceber que o carro vai embalado, retire o pé da embraiagem e acelere a viatura. Vai ver que ele pegou.
Muito Importante:
Em ambos os métodos, mantenha o carro a trabalhar durante algum tempo para a bateria ir carregando. Após algum tempo, se a bateria não carregar leve o carro ao mecânico para ele verificar se o problema é da bateria ou do alternador. No entanto, este teste pode ser realizado por si de um modo muito simples. Depois de ter desligado os cabos o seu carro continua a trabalhar. Se ligarmos as luzes do carro, o rádio e outros instrumentos que funcionem com electricidade, o carro deve manter-se a trabalhar. Se isso não acontecer o problema é do seu alternador. 

Com os meus melhores cumprimentos