Durante uma visita de estudo com os alunos do CET de Coimbra, tive a felicidade de conhecer uma oficina especial. Oficina essa que tem cerca de 25 anos de idade e é especializada em automóveis de alta gama, bem como na alteração de performance de todo o tipo de automóveis.
O senhor Francisco, dono da Tecnauto, encarregou-se de fazer uma visita pela prestegiada oficina, bem como partilhar experiências nos mais variados automóveis.
Ao entrar na oficina sou surpreendido com a bela imagem criada pelo Maserati, Lmaborghini, Jaguar, Golf V GTI, Mini Cooper S, Mitsubishi Evolution....
Eis algumas belas imagens apreciadas na Tecnauto:
Aqui está um belo V8 Italiano utilizado pela Maserati, mas é construído pela fábrica da Ferrari.
Lamborghini a prepara a mudança de um dos radiadores de água do motor.
Alfa Romeu a receber uma revisão de motor e de electrónica.
Jaguar V12 de 1989.
Visão Geral da Oficina Tecnauto.
Eis a história deste GTI.
Segundo o senhor Francisco, o motor original deste GTI não é de grande qualidade, apesar de ser VW. Após ter passado de 200 cavalos para 260, partiu uma biela danificando drasticamente o motor. Portanto, o senhor Francisco encarregou-se de comprar o motor do novo Audi TT com 280 cavalos, que com algumas alterações passou a possuir 360 cavalos de potência.
Apresento-vos o Mini Cooper S mais potente em Portugal.
Este mini encontra-se esteticamente "normal", porém no interior encontra-se um verdadeiro animal. Este pequeno menino possui 10 mil euros em peças no seu remodelado motor. Este motor foi aberto, levando pistões forjados, bronzes, cambota, válvulas, intercooler a água, entre outras... Com estas modificações este bebé possui 280 cavalos de potência.
Aqui podem ver o motor deste lindo Mini Cooper S,no qual se pode ver o intercooler a água, com um circuito de água, bomba de água e radiador de água independente do circuito de refrigeração do motor.
Neste imagem pode ver-se o Mini preparado para ser ensaiado no banco de potência.
O que é este deposito na mala do Mini??
Este depósito contém uma mistura de água com metanol, que serve para ser injectada no interior dos cilindros durante o funcionamento do motor, sendo injectado 50% desta mistura e 50% de gasolina. Qual a função?
Este sistema permite manter a temperatura no interior da câmara de combustão baixa, permitindo que o cilindro tenha mais espaço para receber ar exterior (se tivermos uma temperatura elevada no interior, temos ar muito quente, logo esse ar quente ocupa muito espaço e não permite que o ar frio entre). Deste modo melhoramos a melhorar a combustão, e consequentemente o rendimento do automóvel.
O Evolution... E que EVO.... Este carro possui 750 cavalos de potência!
Sim, não me enganei. São 750 cavalos.
Este automóvel é utilizado nas provas de 400 metros, alcançados em 9 segundos. Foi-nos dito que dentro deste carro estão gastos 60 mil euros em peças. Nem quero imaginar o valor acrescido pela mão de obra.
Entre muitas coisas, este carro possui uma centralina de ignição independente, injectores e régua de pressão de 1000 cm3, intercooler com uma espessura de 30 cm, turbo com o maior tamanho existente no mercado (comprado nos USA) e possuindo no seu interior rolamentos, cambota melhorada, amortecedores para amortecer o coice do motor (visto que arrancava as longarinas do motor no arranque).
Este menino só funciona correctamente entre as 4000 e as 7500 rpm. A baixo disso parece que está avariado e trabalha muito mal.
Aqui fica uns links para o verem a trabalhar ao relantim e a acelerar um pouco:
http://www.youtube.com/watch?v=jQf7Tcv2Usw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=RXRyl21ASUY&feature=related
Eis o Lamborghini:
Este pistão que vos apresento é forjado, e é o utilizado no Mini Cooper S para melhorar o seu rendimento. Estes estão à espera do próximo mini que irá ser alterado na Tecnauto.
É de notar que a altura deste pistão é menor de que um pistão comum.
Para quem nunca viu, isto é uma embraiagem com 3 discos de embraiagem, que é utilizada em carros preparados como é o caso do Evolution a cima apresentado.
Espero que tenham gostado deste "post", tanto como eu adorei esta visita.
Obrigado pela vossa visita.
Com os meus sinceros cumprimentos
RFerraz
Muito bom! Ca maquinoes fosgasse! Brutal xavalo! Esse EVO era polo ali na recta da tabopan sempre a xispar, nao havia GNR que me apanha-se. Deve gastar gasoza que deus me livre e poluir mais que uma vaca no estábulo mas que se lixe, deve ter cá um kick jasus. Arranca paralelo e derrete asfalto. O do meu primo tá stock e já é o fim do mundo. E o roncar dakilo? Só visto. Gostei deste seu blogue. Continui kom estes posts muita bons que rebelam que voce percebe do que fala.
ResponderEliminar750 cavalos? Espero nunca conduzir uma coisa dessas senão mato-me! LOl
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