Ola amigos!!!
Hoje lembrei-me de recordar velhas glórias, carros esses que foram desportivos desejados por todos nós à muito tempo atrás. Carros de sonho na sua época, que hoje voltam a ser fortemente procurados por futuros coleccionadores ou apenas pessoas que querem ter uma futura relíquia.
Hoje lembrei-me de vos relembrar o Renault 5 GT Turbo. Sim é um Renault 5, mas não é um carro qualquer. Este carro possui na sua alma um motor de 1397 cm3 sobrealimentado com um turbo, possuindo a ultima fase 120 cavalos de potência. Estes motores estiveram um pouco ausentes nestes ultimos anos, porém com a evolução da injecção cada vez mais as marcas lançam motores com pouca cilindrada e elevada potência. VW Scirocco, Fiat Punto Abarth, entre outros, são apenas alguns bons carros disponiveis no nosso mercado. Carros com alma, capazes de satisfazer aquela vontade insaciavel de andar a alta velocidade e a baixo custo.
O início da saga Renault Turbo deu-se logo no fim dos anos 70, quando é produzido o Renault 5 Turbo. Desde então a passagem do típico automóvel a pequenas bombas de rua capazes de atingir mais de 200 km/h e fazendo 0-100 km/h em menos de 8.5segundos demorou pouco tempo. Sempre com grandes critérios de comportamento e travagem, a Renault produziu uma série de grandes automóveis que marcaram a história, história essa que terminou precisamente no Renault 5 GT Turbo, foi o fim da era do motor a carburador e turbocomprimido que tanto furor fez nos anos 80!
Renault 5 Turbo (1979-1982):
Talvez o carro mais exclusivo e cobiçado, o Renault 5 Turbo foi produzido numa série limitada de 1360 unidades. Tinha motor central de 1397cc e debitava uns impressionantes 160cv às 6000rpm, os interiores foram desenhados por Bertone com cores fortes. Extremamente raro e "bruto" era um carro só para homens de "barba rija" e de carteira recheada! Fazia os 0-100 km/h em 6.4 seg!!
Teve um enorme sucesso em ralis e participou no mítico Grupo B, com a versão Maxi que ultrapassava os 350cv de potência.
Teve um enorme sucesso em ralis e participou no mítico Grupo B, com a versão Maxi que ultrapassava os 350cv de potência.
Renault 5 Alpine Turbo (1981-1984):
Esta pequena "bomba" foi produzida para competir num novo mercado dos GTi's onde a VW foi pioneira com o seu Golf GTi Mk1. Este modelo vinha com um motor de 4 cilindros em linha de 1397cc. Era alimentado por carburador de duplo corpo e subalimentado por um turbo Garret T3! Obtinha a incrível marca de 110cv às 6000rpm, arrasando a concorrência. Isto num automóvel de 870Kg que atingia a velocidade máxima de 187 km/h e os 0-100 km/h em 8.3 segundos!
Renault 5 Turbo 2 (1983-1984):
Era a 2ª encarnação do mítico Renault 5 Turbo e como tal não deixou de ser o carro raro e bruto. Projectado em 1982, tinha o mesmo motor de 1.4L e 160cv. Alimentado por injecção electrónica Bosch K-Jetronic, era equipado também pelo mesmo turbo Garrett T3. Perdeu apenas alguns elementos em alumínio do seu irmão mais velho, deixando de ser tão exclusivo, no entanto foi produzido também em série limitada de 3183 unidades. A sua presença em ralis continuou e com o sucesso de sempre, o Renault 5 Turbo 2 era agora o "filho prodígio" da Renault, hoje em dia o seu valor é inestimável.
Decorria o ano de 1985 quando "nasce" o primeiro Renault 5 GT Turbo, o topo de gama do modelo Super 5. Um modelo completamente renovado, uma carroçaria que impressionou pelas suas linhas arrojadas e um motor com prestações ao melhor nível de um motor turbocomprimido. Sobressaíam as saias, o spoiler, embaladeiras e outros extras dignos de um verdadeiro desportivo, dando-lhe um aspecto simplesmente subtil, não passando despercebido na estrada.
Por Fim nasce o GT Turbo fase 2
Em meados de 1987 o GT Turbo fase 1 deixa de ser produzido para dar lugar à 2ª encarnação do "pocket rocket". O motor era relativamente idêntico (agora com 120cv), já os interiores e a estética tinham muitas diferenças e para melhor. Recebeu um novo pára-choques frontal, novos autocolantes laterais a dizer "GT turbo", nova grelha frontal, jantes Speedline 13" de 5 raios diagonais exclusivas, bem como outros extras. Não passando de um restyling, o GT Turbo fase 2 sofreu bastantes melhorias tornando-o ainda mais agressivo e rápido.
Em fim, belas máquinas que valem a pena... Sim!!!! Eu adorava ter um carro destes :)
Quem pode não gostar deste menino?!?!?
Só posso dizer que sortudos são aqueles que possuem um carro como este.
Espero que tenham gostado deste voltar atrás no tempo. Mais algumas destas jóias serão apresentadas neste blog.
Sinceros Cumprimentos
RFerraz
Estive aqui a dar uma olhadela e eis que me deparo com o melhor post deste blog(Ahahah!!): O post sobre a máquina que é o GTTurbo e a sua evolução, sem duvida alguma que tenho que concordar que esdte carro quando foi lançado para o mercado era uma revolução, tem uma mecânica exemplar com uma potencia incrivel! E tudo isto num carro tao pequeno!
ResponderEliminarGostei de ver o seu blog! Vou tentar estar atento ás novidades!
Abraço!
Sérgio Dinis (CET TGA)
Olá Sérgio!!!
ResponderEliminarObrigado pela comentário. Sem dúvida um excelente carro ;)
Um abraço Sérgio!
Boas aulas :P
Boa critica ! Sou mais um fã do GT turbo
ResponderEliminarCumprimentos
David
boa tarde
ResponderEliminarso fa do 5 gt turbo
tenho um pra venda um 5 gtturbo motor reparado de novo chapa em bom estado
interiores tambem
968066042
valor 4000e
Já tive dois
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