Como funciona um turbo!?
Hoje em dia, quando vamos comprar um automóvel, ouvimos falar em motores TDI, CDTI, CDI, JTD, entre outros. Ao ouvir falar nestas siglas sabemos que esse mesmo carro tem um turbo no seu interior, sinónimo de potência e de vontade de acelerar. Quando tenho algumas conversas entre amigos (as), reparo que todos eles sabem o que um turbo é capaz de fazer a um carro, bem como do extremo cuidado que devemos ter com esses motores, porém, pouca gente sabe o funcionamento desse engenho chamado de turbo.
Coloco aqui a questão, o que é um Turbo?!
Nesta primeira imagem podemos ver a parte do turbo que recebe os gases de escape do motor, bem como o local onde são libertados esses gases.
Nesta segunda imagem pode-se ver a zona onde é aspirado o ar frio proveniente do "intercooler", bem como a zona que canaliza esse ar para a admissão do motor.
Ora muito bem, como funciona tudo isto?
Os "gases escape" após a combustão são libertados para o escape, portanto são inseridos logo de seguida no interior do turbo. Esses gases irão fazer mover a turbina de expansão do turbo sendo de seguida expelidos para o escape do veículo. No sentido oposto existe um compressor acoplado por um veio à turbina, logo se a turbina roda,o compressor também rodará. O ar proveniente do "intercooler" do veículo irá ser sugado, sendo de seguida comprimido pelo compressor e inserido na câmara de combustão com uma pressão muito mais elevada.
Os motores sem turbo são chamados de motores atmosféricos, visto que, com o próprio nome indica, trabalham à pressão atmosférica ( 1 atm aproximadamente 100 000 Pa). Quanto aos motores com turbo são chamados de motores sobrealimentados porque com a implementação do turbo atingimos pressões três vezes superiores à pressão dos motores atmosféricos.
Existem os chamados "intercoolers" antes da aspiração do ar, servindo para baixar a temperatura do ar antes de entrar no turbo. Com esta diminuição de temperatura melhoramos a combustão no interior do cilindro.
Resta ainda dizer que o óleo circula na parte central do turbo, lubrificando o veio com o intuito de aumentar a vida útil do turbo.
Aqui vos deixo alguns cuidados essenciais a ter num motor "Turbo Diesel":
1- Não puxem pelo carro enquanto o motor se encontrar frio;
2- Após uma viagem, não desliguem imediatamente o turbo, pois a turbina e o compressor estão a uma temperatura muito elevada e podem ficar danificados se não arrefecer em funcionamento e a baixa rotação;
3- O óleo utilizado no motor deve ser sintético ou semi-sintético (10W40, 5W40, entre outros), pois permite lubrificar com mais eficiência os pequenos orifícios do motor (tamanho de agulhas). O óleo fraco torna-se pastoso e obstruí estas passagens, não arrefecendo o turbo e claro levando a ruína do mesmo.
Portanto mais vale gastar na manutenção do carro do que na compostura do mesmo.
Se começarem a ouvir um "assubiar" alto do turbo em andamento médio, consultem um mecânico pois o turbo está com problemas.
Um grande conselho de um amigo vosso: "Cuidem bem dos vossos motores!!!"
Caros amigos, peço-vos que vão colocando dúvidas, dúvidas essas que tentarei responder da melhor maneira.
Espero que tenham gostado deste "post".....
Sinceros Cumprimentos
RFerraz
Olá
ResponderEliminarO post está explicito, mas uma vez que salientaste a diferença entre sobre carros atmosféricos e carros turbo, poderias salientar também o uso de compressores volumétricos.
Cumps
Ola Nuno!!!
ResponderEliminarAntes de mais quero agradecer o teu comentário no meu Blog.
Tens toda a razão!! Acho que é necessário explicar essa diferença nos compressores! Num futuro "post" irei falar um pouco sobre esse tema.
Passei no teu blog, e gostaria de te dar os meus parabéns!
Cumprimentos
RFerraz
Boa noite.
ResponderEliminarQueria saber se é possível adaptar um turbo num kart 100cc. A minha duvida é a pressão do óleo, e se isso irá danificar o motor.
cumprimentos
Ricardo
Boa noite Ricardo
ResponderEliminarAntes de mais quero agradecer a tua questão!
Pelo que percebi pretende colocar um turbo num karting. Ora, isso é um motor de um cilindro, e o problema não é só a pressão do óleo. O principal problema é encontrar um "mini" turbo, visto não se poder aplicar um comum. Se funcionar, penso que o motor não irá ter muita longevidade. A minha opinião é de que não justifica implementar um turbo. Arranje um motor de maior cilindrada e divirta-se ;)
Sinceros cumprimentos
RFerraz
Bom dia.
ResponderEliminarMuito obrigado pela sua explicação.
cumprimentos
Ricardo
Boa Noite,
ResponderEliminarÉ possivel aplicar um turbo num Corolla 2.0 a diesel?
meus cumprimentos
Boa noite Frederico
ResponderEliminarSim, é possível aplicar um turbo nesse carro.
O mais importante é arranjar o colector de escape e o colector de admissão. Depois basta arranjar o turbo que entenderes colocar.
Instalando tudo isso passas a ter um automóvel com turbo.
A "Turbo center" no Porto realiza o turbo à medida que precisares! Esta aplicação é relativamente cara, no entanto, depende do que pretenderes colocar no automóvel.
Obrigado pela tua questão ;)
Os meus sinceros cumprimentos
RFerraz
Bom Dia,
ResponderEliminarobrigado pela resposta Ricardo
Primeiramente muito bom o post!
ResponderEliminarAgora, queria tirar uma duvida: É possivel instalar um turbina em uma moto?? Caso sim, poderia dar um resumo de como seria ou ficaria?
Valeu, Abraço!
Ricardo, o intercooler fica entre o turbo e o motor e não antes do turbo. Ele serve para respriar o ar que é aquecido apos ser comprimodo pelo compressor do turbo.
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