Caros amigos
Já à muito tempo que não postava qualquer informação neste meu blog.
Hoje gostaria de falar-vos sobre algo muito básico no mundo automóvel. A pergunta que vos coloco é:
Quais os principais componentes do motor de um automóvel?!
A pergunta parece parva, no entanto pareceu-me muito oportuna visto que muita gente não sabe distinguir os componentes principais de um motor, ou até mesmo perceber qual a sua função. O objectivo passa por tentar transmitir os conhecimentos básicos do motor, para que os mais leigos na matéria entendam o funcionamento do motor.
Passemos então à resposta da pergunta colocada anteriormente.
Os principais componentes de um motor, seja a diesel ou a gasolina, são:
Estes componentes são comuns aos motores Diesel e aos motores a Gasolina. O Cárter é o elemento responsável pelo armazenamento do óleo do motor, facilitando também a lubrificação da Cambota por chapinhagem. A Cambota tem um movimento de rotação, fazendo com que os pistões subam e desçam, fazendo com que as bielas entrem em contacto com o óleo, provocando assim a chapinhagem.
O Bloco do motor é o elemento que contém os pistões no interior, suportando o movimento ascendente e descendente do pistão. Na figura seguinte pode visualizar-se um bloco de motor, no qual podemos distinguir os 4 orifícios dos pistões.
Os restantes orifícios permitem a passagem de água para arrefecimento do bloco, e ainda a passagem de óleo ,que desce da cabeça do motor até ao cárter, permitindo a lubrificação de todo o motor. É importante dizer que o circuito de óleo e de água não se podem misturar. Para isso é colocada uma JUNTA DA COLAÇA, ou JUNTA DA CABEÇA, para garantir o isolamento dos circuitos.
Os restantes orifícios permitem a passagem de água para arrefecimento do bloco, e ainda a passagem de óleo ,que desce da cabeça do motor até ao cárter, permitindo a lubrificação de todo o motor. É importante dizer que o circuito de óleo e de água não se podem misturar. Para isso é colocada uma JUNTA DA COLAÇA, ou JUNTA DA CABEÇA, para garantir o isolamento dos circuitos.
De seguida apresento uma imagem de uma junta da cabeça:
Resta ainda dizer que os blocos do motor podem ser integrais (não necessitam de camisas), ou blocos com camisas secas e camisas húmidas.
A cabeça do motor é o elemento que contém as válvulas, árvores de cames, condutas de admissão de ar e escape de gases. As válvulas, touches e a árvore de cames são lubrificadas pelo óleo do motor que é bombeado do cárter para a cabeça. De seguida escorre pelos canais da cabeça e do bloco até ao cartér.
Na cabeça do motor são montados os colectores de escape e admissão. No caso dos motores sobrealimentados (equipados com turbos ou compressores), o turbo é montado no colector de escape e as tubagens redireccionadas para o colector de admissão.
Estes três equipamentos são comuns nos motores Diesel e nos motores a Gasolina, sendo excepção nos motores Wankel ( Mazda RX-7 e RX-8).
Espero ter-vos elucidado sobre os principais equipamentos do motor.
Em breve colocarei um novo texto, dando seguimento a este post.
Com os melhores cumprimentos, e votos de uma boa semana,
RFerraz
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