terça-feira, 27 de março de 2012

Diferença entre cambota e árvore de cames

Muito boa noite caros amigos,

Devem estar a pensar: Que post tão estúpido e sem sentido!!!! Acreditem que não! Por isso coloco este post, para tirar todas as duvidas aos meus amigos e alunos!!!

Ora muito bem, o que é uma cambota então?!


Ora aqui está uma cambota como exemplo! A cambota está situada na parte inferior do bloco do motor, e tem acoplada as bielas, que por sua vez, estão ligadas aos nossos amigos Pistões. Assim sendo, quando se dá o movimento do ponto morto superior até ao ponto morto inferior do pistão, a cambota vai rodar. Podemos então dizer que, a cambota transforma o movimento longitudinal em movimento de rotação, que de seguida é transmitido ao volante do motor e à caixa de velocidades.
Perguntam vocês, o que é uma volante do motor???


Aqui está um exemplo de um volante do motor. Este volante serve para receber o movimento de rotação da cambota e transmiti-lo para a caixa de velocidades através do disco de embraiagem. Serve também, para amortecer as vibrações transmitidas pelos pistões à cambota, estabilizando o funcionamento do motor.
De seguida apresento um KIT de disco de embraiagem.



O kit do disco de embraiagem é composto pelo próprio disco, pela prensa e pelo rolamento de encosto.
O disco tem como função interligar a caixa de velocidades com o volante do motor. Desta forma, quando carregamos na embraiagem, ele afasta-se do volante do motor interrompendo o andamento do carro. Quando se larga o pedal de embraiagem, o disco aproxima-se do volante fazendo com o que carro se movimente.

E então qual a diferença de uma cambota com uma árvore de cames???

Aqui está uma árvore de cames:


A principal função desta nossa amiga é o controlo do fecho e da abertura das válvulas, para assim se dar a introdução correcta de ar nos cilindros e o consecutivo escape dos gases após a combustão. Esta função é muito importante, e através da correia de distribuição o movimento da cambota está interligado com o movimento da árvore de cames. As saliências que vêm na figura servem para pressionar as touches das válvulas.
As árvores de cames podem estar colocadas na cabeça do motor ( é o caso mais comum ) ou podem estar colocadas no bloco do motor.
Quase de certeza que já ouviram falar em motores DOCH, que significa que o motor tem duas árvores de cames à cabeça.



Nesta figura, pode então ver-se as duas árvores de cames na cabeça do motor:



Estes veículos tem duas árvores de cames à cabeça, o que significa que têm pelo menos 16 válvulas, ou seja duas válvulas de admissão e duas de escape. Uma árvore de cames controla as duas válvulas de admissão, e a outra controla as válvulas de escape. O que se ganha com isto? maior entrada de ar no cilindro, e mais rápidamente é realizado o escape. Desta forma o rendimento do motor aumenta bastante.



Os motores com apenas uma árvore de cames à cabeça sao denominados como OHC ( over head camshaft ). Como expmplo apresento um motor OPEL. 

Com este post, espero ter conseguido esclarecer-vos sobre estas duas peças fundamentais de um motor de combustão interna.

Com os meus melhores cumprimentos
RFerraz

10 comentários:

  1. Obrigado pelo esclarecimento. Foi claro e objectivo.
    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Se houver uma diferença no ponto entre ambos, pode fazer com que o carro no ralanti, vá abaixo?
    Tenho uma laguna II de 2003 e no teste, o computador diz que existe uma diferença entre ambos. Acontece que o carro de vez em quando em velocidade muito baixa, desliga.

    ResponderEliminar
  3. Muita boa explicação e bem feito !.Meus parabéns por partilhar seu conhecimento!.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem explicado obrigado

    ResponderEliminar