domingo, 6 de fevereiro de 2011

Compressores volumétricos

Boa tarde caros amigos!!!!

Este novo post vem a pedido do nosso amigo Nuno, que me pediu para falar um pouco nos compressores.

Alguns dos veículos que andam na estrada tem escrito na sua traseira “Kompressor”, como a Mercedes, VW Corrado, Toyota, Ford, entre outros, ora como funciona esse compressor?


O compressor de accionamento mecânico, também conhecido por Compressor Volumétrico não é nenhuma novidade, visto que já é usado desde há muito tempo. A Volkswagen já utilizava um compressor centrífugo inventado em França em 1905, a Ford e Toyota usaram um compressor inventado em 1854.

 A utilização do compressor volumétrico esteve em desuso a nível comercial até que em finais da década de 80 teve um novo impulso quando fabricantes como Lancia e Volkswagen iniciaram a sua aplicação em modelos de grande produção em série.

Os compressores volumétricos funcionam praticamente do mesmo modo de um Turbo. A grande diferença é que um turbo aproveita os gases de escape para movimentar a pá do compressor, enquanto que os compressores volumétricos são accionados por uma correia.
Portanto, através do accionamento da correia o compressor comprime o ar proveniente do “intercooler” e introduz esse ar comprimido no interior do cilindro do motor. Este mecanismo aumenta significativamente o rendimento do motor.

Como ocorre com os alternadores, os compressores volumétricos são accionados pelo movimento natural do motor, geralmente por uma correia, noutras ocasiões, por uma corrente ou conjunto de engrenagens. Giram a uma velocidade de 10.000 a 15.000 rpm, pelo que são muito mais lentos que os turbos. A pressão de sobrealimentação está limitada pela velocidade do motor (não é necessária válvula de descarga como nos turbos).

Uma vantagem do compressor volumétrico frente ao "turbocompressor "é que tem uma resposta mais rápida A desvantagem principal do compressor é que rouba potência ao motor devido ao seu accionamento mecânico, e esta perda aumenta à medida que sobe o regime de voltas do motor, pelo que não facilita um rendimento eficaz do motor. Em termos de eficiência um turbo é mais eficiente que um compressor visto que reutiliza os gases de escape para aumentar a potência do motor.

Existem diferentes tipos de compressores volumétricos como: Roots, Lysholm, G, Sprintex, e alguns mais mas menos importantes. O funcionamento baseia-se principalmente na aspiração de ar que entra numa câmara e que diminui de volume.

Votos de uma boa semana para todos

Cumprimentos 
RFerraz


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