terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sistema VTEC Honda



Boa noite caros amigos!!!!



 O "post" de hoje tem como intuito explicar o funcionamento do sistema "VTEC" criado pela "Honda" nos seus motores.

O sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control System, ou sistema de controle eletrônico para tempos de distribuição e levantamento de válvulas) foi desenvolvido com o intuito de criar um motor económico, e ao mesmo tempo fiável, robusto e com muita alma desportiva, sem o uso de turbos ou compressores.


Num automóvel a gasolina a aceleração do motor é controlado pela entrada de ar no cilindro através de uma borboleta. Portanto quanto maior for o tempo de abertura das válvulas maior é a potência que conseguimos retirar do motor. No entanto, quando aumentamos a a entrada de ar e a sua potência, aumentamos o consumo do veiculo.

Os motores "VTEC" possuem 4 válvulas por cilindro, com duas árvores de cames na cabeça do motor.




O principal segredo do sistema "VTEC" encontra-se nestas duas árvores de cames, ou seja, por cada duas válvulas a árvore de cames possui três ressaltos, no qual o ressalto central é maior que os outros dois. Na figura seguinte é apresentado duas árvores de cames de um motor "VTEC".



Em baixas e médias rotações, apenas os ressaltos externos accionam as válvulas. Atingido um regime predeterminado (na casa das 4900 a 5200 rpm, dependendo do motor) o sistema electrónico coloca em funcionamento o ressalto central através de um sistema hidráulico, ou seja, com o aumento da rotação do motor uma válvula é accionada para mover um fuso, e consequentemente accionar uma naior abertura de válvulas. Assim, com este diagrama mais agressivo, com maior abertura e levantamento, o motor consegue atingir rotações elevadas e obter maior desempenho. 
Para melhor perceber-mos este funcionamento apresento um vídeo explicativo do sistema "VTEC". 



Na esperança que este "post" tenha sido explicito despeço-me com os melhores cumprimentos.

RFerraz

1 comentário:

  1. Uma questão, o Sistema VTEC Honda comparado a outros sistemas de motores vulgares como V8 ele é melhor ou nem por isso?

    ResponderEliminar